VOCABULÁRIO DA FÍSICA EM LIBRAS
Ao adentrar
no universo do aluno surdo, o docente que leciona em turmas inclusivas precisam
entender e realizar alterações curriculares para que haja o desenvolvimento
educacional desses estudantes, ainda que com a presença de um intérprete em
sala de aula.
Para que
o aluno surdo seja incluído na escola, é necessário que haja também recursos
imagéticos, correspondendo a uma pedagogia visual e a instrução em língua de sinais
não necessariamente pelo professor, mas por intermédio do intérprete. No
entanto, a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, que regulamenta a profissão do tradutor
e intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, não exige que os mesmos
possuam formação em áreas específicas, ou seja, o intérprete recebe a função de
interpretar conteúdos de química, física, matemática, português e das demais
disciplinas. É notável que há grande dificuldade na interpretação
de termos específicos da Ciência, em particular da Física, tanto pela falta de
sinas quanto por essa limitação de conhecimento por parte dos intérpretes de
Libras nessa área.
Pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de
2002,
a Língua Brasileira de Sinais – Libras é reconhecida como língua oficial do
público surdo e uma importante melhoria no processo educacional desses
estudantes. Devido a esse reconhecimento, o DECRETO Nº 5.626, de 22 de dezembro
de 2005, que regulamenta essa lei, dispõe em seu Art. 3º que “a Libras deve ser
inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de
professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior [...]”.
Entretanto, a disciplina é ofertada em um semestre, o que implica na obtenção
de um vocabulário básico, que não insere sinais utilizados em conceitos
físicos.
Então,
para complementar serão expostos a seguir os sinais de alguns vocabulários da
Física.
Física- ciência
que investiga as leis do universo no que diz respeito à matéria e à energia,
que são seus constituintes, e suas interações.
Figura 1.0: sinal de Física
Eletricidade- conjunto
de fenômenos naturais que envolvem a existência de cargas elétricas
estacionárias ou em movimento.
Figura 1.1: sinal de eletricidade
Eletrostática- ramo
da física que investiga as propriedades e o comportamento de cargas elétricas
em repouso.
Figura 1.2: sinal de eletrostática
Eletrodinâmica- ramo
da física que investiga as cargas elétricas em movimento, bem como as forças
originadas pelos campos elétrico e magnético e as interações entre estes.
Figura 1.3: sinal de eletrodinâmica
Magnetismo- o
conjunto de fenômenos associados às forças produzidas entre circuitos em que há
uma corrente elétrica, ou entre magnetos.
Figura 1.4: sinal de magnetismo
Eletromagnetismo- parte da física
que estuda a relação entre as forças da eletricidade e do magnetismo como um
fenômeno único.
Figura 1.5: sinal de eletromagnetismo
Átomo- O átomo é a unidade
fundamental da matéria, é a menor fração capaz de identificar um elemento
químico.
Figura 1.6: sinal de átomo
Elétron- partícula que constitui o átomo, ou seja, é uma partícula
subatômica e possui carga negativa.
Figura 1.7: sinal de elétron
Força- agente físico capaz de alterar o estado de repouso ou de
movimento uniforme de um corpo material.
Figura 1.8: sinal de força
Gravidade- uma das quatro forças fundamentais da natureza e está relacionada com os
efeitos da atração mútua existente entre corpos massivos.
Figura 1.9: sinal de gravidade
Próton- partícula
elementar que é um dos constituintes essenciais de todos os núcleos atômicos e,
portanto, da matéria, de fundamental importância devido a sua estabilidade;
possui carga elétrica positiva e igual, em valor absoluto, à do elétron.
Figura 1.10: sinal de próton
Nêutron- é uma pequena partícula
que constitui o núcleo do átomo. Não tem carga e é formada por partículas ainda
menores, as quais recebem o nome de quarks.
Figura 1.11: sinal de nêutron
Referência:
CARDOSO,
F. C.; CICOTTE, J. F. S. Sinalizando a
Física. Vocabulário de eletricidade e magnetismo, volume 2. Mato Grosso,
2010, 124 páginas.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p.
ótimo material obrigado
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