VOCABULÁRIO DA FÍSICA EM LIBRAS


Ao adentrar no universo do aluno surdo, o docente que leciona em turmas inclusivas precisam entender e realizar alterações curriculares para que haja o desenvolvimento educacional desses estudantes, ainda que com a presença de um intérprete em sala de aula.

Para que o aluno surdo seja incluído na escola, é necessário que haja também recursos imagéticos, correspondendo a uma pedagogia visual e a instrução em língua de sinais não necessariamente pelo professor, mas por intermédio do intérprete. No entanto, a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, não exige que os mesmos possuam formação em áreas específicas, ou seja, o intérprete recebe a função de interpretar conteúdos de química, física, matemática, português e das demais disciplinas. É notável que há grande dificuldade na interpretação de termos específicos da Ciência, em particular da Física, tanto pela falta de sinas quanto por essa limitação de conhecimento por parte dos intérpretes de Libras nessa área.


Pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a Língua Brasileira de Sinais – Libras é reconhecida como língua oficial do público surdo e uma importante melhoria no processo educacional desses estudantes. Devido a esse reconhecimento, o DECRETO Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta essa lei, dispõe em seu Art. 3º que “a Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior [...]”. Entretanto, a disciplina é ofertada em um semestre, o que implica na obtenção de um vocabulário básico, que não insere sinais utilizados em conceitos físicos.

Então, para complementar serão expostos a seguir os sinais de alguns vocabulários da Física.

Física- ciência que investiga as leis do universo no que diz respeito à matéria e à energia, que são seus constituintes, e suas interações.
Figura 1.0: sinal de Física 
Eletricidade- conjunto de fenômenos naturais que envolvem a existência de cargas elétricas estacionárias ou em movimento.
Figura 1.1: sinal de eletricidade 
Eletrostática- ramo da física que investiga as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso.
Figura 1.2: sinal de eletrostática 
Eletrodinâmica- ramo da física que investiga as cargas elétricas em movimento, bem como as forças originadas pelos campos elétrico e magnético e as interações entre estes.

Figura 1.3: sinal de eletrodinâmica 
Magnetismo- o conjunto de fenômenos associados às forças produzidas entre circuitos em que há uma corrente elétrica, ou entre magnetos.

Figura 1.4: sinal de magnetismo 
Eletromagnetismo- parte da física que estuda a relação entre as forças da eletricidade e do magnetismo como um fenômeno único.
Figura 1.5: sinal de eletromagnetismo 
Átomo- O átomo é a unidade fundamental da matéria, é a menor fração capaz de identificar um elemento químico.
Figura 1.6: sinal de átomo
Elétron- partícula que constitui o átomo, ou seja, é uma partícula subatômica e possui carga negativa.
Figura 1.7: sinal de elétron

Força- agente físico capaz de alterar o estado de repouso ou de movimento uniforme de um corpo material.
Figura 1.8: sinal de força

Gravidade- uma das quatro forças fundamentais da natureza e está relacionada com os efeitos da atração mútua existente entre corpos massivos.
Figura 1.9: sinal de gravidade

Próton- partícula elementar que é um dos constituintes essenciais de todos os núcleos atômicos e, portanto, da matéria, de fundamental importância devido a sua estabilidade; possui carga elétrica positiva e igual, em valor absoluto, à do elétron.
Figura 1.10: sinal de próton



Nêutron- é uma pequena partícula que constitui o núcleo do átomo. Não tem carga e é formada por partículas ainda menores, as quais recebem o nome de quarks. 
Figura 1.11: sinal de nêutron






Referência: 


CARDOSO, F. C.; CICOTTE, J. F. S. Sinalizando a Física. Vocabulário de eletricidade e magnetismo, volume 2. Mato Grosso, 2010, 124 páginas.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p. 

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